Notícias bem verdinhas do abacateiro!


Os fãs do meu abacateiro devem por esta hora estar a perguntar-se se ele terá sobrevivido ao inverno e até à primavera. Contra fotos não há argumentos. Ei-lo, em carne e osso, melhor é dizer, em caule e folhas. Para que conste: o abacateiro está de boa saúde. Tão pouco lhe parece estar a fazer diferença que a prima Vera o ande a traír com o Inverno. A mim o facto tem-me deixado muito mais perturbada pois ando num afã, - tira cobertor - volta o frio - repõe cobertor, - muito impróprio para um calendário que me diz que faltam 13 dias para o verão. Além disso, este de manhã sol, ao meio-dia chuva e à noite frio obriga-me a criatividades com o vestir que só uma top-model habituada a passarelas internacionais domina de A a Z. Enquanto isso, o abacateiro cresce, as folhas multiplicam-se, num está-se bem de causar inveja, perfeitamente adaptado ao seu ambiente. Não solta um queixume, as folhas mal se agitam, o caule não amua. Está lindo. Não sei por quanto mais tempo ele poderá ficar no vaso sem prejuízo para o seu bom desenvolvimento. É talvez chegado o momento de o passar do vaso para um jardim.Tenho de me fazer ao Google, nosso consultório privilegiado, porque grátis, e ver se encontro a resposta. Depois, se for o caso, procurar alguém que queira adoptar o meu abacateiro. Aceito inscrições, mas só da minha área de residência, pois arrogo-me o direito de fazer visitas à árvore, e até regar se me apetecer. Mas desde já aviso que só o leva quem me demonstrar que o vai tratar bem, na maturidade e na velhice, na saúde e na doença. Uma mãe de semente de abacate nunca o fará por menos. (Para verem fotos da semente e seu desenvolvimento, espreitem aqui.)

Comentários