Fotografias de bombeiros em tronco nu: Cáritas recusa o dinheiro da sua venda



As fotografias são de Rita Ribeiro.


O mês de Dezembro é fértil em iniciativas de ajuda aos mais desfavorecidos. É dentro deste espírito que o Grupo de Bombeiros Sapadores de Setúbal protagoniza um calendário onde 12 elementos da corporação aparecem com os materiais de serviço junto das viaturas em poses enérgicas e em tronco nu. Além de o terem feito certamente para se divertirem um bocado, os bombeiros destinaram a receita das vendas do calendário à Cáritas, penso eu que seja a delegação de Setúbal. Diga-se que as fotos até são despidas de artifícios e muito naturais, não lhes encontro qualquer mau gosto ou nota mais exibicionista. Do meu ponto de vista chamar-lhes eróticas já é forçar muito. Digam que são umas quantas fotos sexy e já estará bem. Eis uma amostra do calendário para 2014, o mês de Março.

Aceda à página Calendário Bombeiros Sapadores para conhecer mais sobre o projecto. Para comprar dirija-se às instalações do Fundo Social Cultural e Desportivo do Pessoal da companhia, Estrada de Algeruz. A encomenda e envio à cobrança faz-se mediante um contacto feito pelo endereço electrónico calendariosapadoressetubal@gmail.com.

Este tipo de iniciativa não é novidade, talvez o seja em Portugal. No Verão foi notícia o calendário para 2014 dos Bombeiros do Aeroporto de Barajas, em Madrid, também ele destinado a fins de beneficência. Neste caso as fotografias foram objecto de pós-produção e os bombeiros quase surgem com uma aura de super-heróis. O que me parece também muito adequado pois bombeiros serão talvez o que mais se aproxima de heróis da Marvel, mas, felizmente para nós, bem reais. O mês de Junho é protagonizado por uma mulher o que também não está nada mal. Mostrar respeito pela igualdade de género é sempre oportuno. Vejam uma amostra:



Para ver o calendário completo é aceder ao site

Nos Estados Unidos iniciativas deste género só não são banais porque as pessoas nutrem uma grande admiração pelos bombeiros, considerando-os como heróis a tempo inteiro. O calendário dos Bombeiros de Nova Iorque é emblemático. Na edição para 2014 os 12 bombeiros posaram junto de conhecidos espaços citadinos. Uma porção da receita das vendas reverte para um Centro de Queimados. O calendário já se faz há pelo menos 19 anos.

Para ver o calendário completo, aceda ao site.

O falatório sobre o calendário sexy dos Bombeiros Sapadores de Setúbal talvez não tivesse alastrado de forma tão significativa pelas redes sociais não fosse a recusa da Cáritas em receber o dinheiro assim angariado. É impossível deixar de censurar a atitude de quem decidiu assim. Nada pior do que querer ser mais papista do que o Papa. As encomendas vão de vento em popa e todos nós que andamos a escrever sobre isto estamos a contribuir para que elas aumente mais ainda. Infelizmente não faltam outras instituições a quem os bombeiros possam entregar a verba arrecadada e, em último caso, porque não ficar a própria corporação com o dinheiro? Afinal o que fazem os bombeiros senão prestar auxílio a quem precisa? Quantas vidas não são protegidas e salvas graças à sua acção?

E que maior exemplo de abnegação e vivência cristã do que estar disposto a arriscar a própria vida para salvar a do próximo? Espanta-me que a Cáritas, melhor, que a pessoa que em nome da Cáritas tomou a decisão, não tenha sido capaz de passar por cima do seu próprio conservadorismo e preconceito ou mesmo até afrontar um superior mais radical e marcar posição. Até parece que estamos no Qatar, onde, em Abril passado, três estátuas de atletas gregos nús tiveram de ser removidas de uma exposição - Olympics, Past and Present - e devolvidas à Grécia! Afinal não é certamente essa pessoa da Cáritas que precisa de ajuda, essa pessoa é um mero intermediário. Se eu dependesse da Cáritas ficaria muito revoltada por saber desta recusa. Que eu saiba não estamos em maré de falsos moralismos, estamos a viver dias em que se impõe usar o cérebro a 100% e mesmo assim por vezes não chega para saber como usar dos melhores critérios e ser justo. Todos os dias cresce o clamor destas instituições pois não têm como dar resposta aos crescentes pedidos de auxílio. E depois vem um qualquer que só vê pecado e ignomínia nuns quantos torsos nus e recusa um donativo. Um qualquer que não é capaz de ver beleza, trabalho abnegado, - porque aquelas fotos mostram também o trabalho da corporação - generosidade e até criação divina. Não. Vê, isso sim, o inferno, a decadência, a vergonha. Se eu fosse um dos bombeiros sentir-me-ia humilhado na minha dignidade, nem sequer duvido que alguns sejam católicos. Levantar obstáculos quanto à origem do dinheiro é totalmente desprovido de sentido pois a Cáritas até pode receber dinheiro que é fruto de actividades ilícitas - os donativos são anónimos e o seu NIB amplamente divulgado. Mas as instituições são os homens e os homens são muitas vezes tacanhos e e por isso que o inferno é, de facto, uma realidade terrena.

Talvez a Cáritas considerasse de melhor tom receber receitas provenientes da venda de um calendário de padres de Lisboa à semelhança do Calendário Romano e dos seus 12 padres fotografados nas ruas de Roma, que já vai na segunda edição. É um souvenir presente nas lojas do Vaticano para turistas mais ou menos devotos...


Para ver o Calendário Romano, entrar aqui.

Comentários