As abelhas de Ribeauville fizeram mel azul e verde


O insólito aconteceu em Ribeauville, (Alsácia) creio que em Outubro deste ano. Nesta região de França existem mais de 2400 apicultores. Subitamente e sem aviso, as abelhas começaram a fazer mel colorido! Os apicultores não gostaram da inovação pois o mel às cores não encontrava comprador e mandaram a criatividade das abelhas às urtigas. Eu até achei a audácia digna de exploração comercial!!Desde que, claro, não subissem o preço do mel por causa disso, nem usassem corantes nocivos para a saúde, porque não lançar uma linha de mel colorido?! Potenciais clientes: adeptos do Benfica, Sporting e Porto!

O mel pode ser esbranquiçado, beije, castanho claro ou mesmo muito escuro. Depende muito do tipo de pólen que as abelhas recolhem. Existem muitos tipos de mel - o mel de rosmaninho, o mel de eucalipto, o mel multiflora. Todos têm um sabor e uma cor diferente. Os benefícios do mel são conhecidos: combate as bactérias, fornece energia, protege o sistema imunitário, é laxativo. O mel engorda menos do que o açúcar de cana: 1 colher de chá ou 5 gr de mel contém 16,4 kcal contra as 28 do açucar, e é muito mais saudável. Eu uso o mel para adoçar o chá. Para o café, nem açucar nem mel, gosto dele sem nada, bem amarguinho.

Bem, voltando às industriosas abelhas, quando elas recolhem o pólen regressam às colmeias com as pernas amarelas de pó. Verde, vermelho ou azul não são as cores tradicionais do mel. Estas abelhas francesas, talvez cansadas da monotomia cromática do pólen, assim que descobriram uns contentores mal acondicionados junto a uma empresa de queima de resíduos começaram antes a abastecer-se aí de matéria prima. O mistério e o espanto duraram mas feita a investigação a razão das novas cores de mel foi descoberta e explicada. Os contentores tinham restos do fabrico dos conhecidos MandM, - tenho de escrever assim ou dá erro - vermelho, verde, amarelo, azul, laranja, todos conhecemos as drageias coloridas do MandM!

O que terá levado as abelhas a procurar uma fonte alternativa de matéria prima talvez tenha sido a escassez da natural, poucas flores,  fruto de um inverno rigoroso. De falta de iniciativa empresarial é que estas abelhas não podem ser acusadas, não acham?!

No site do MM dos Estados Unidos é possível personalizar os MM com desenhos e mensagens.


Comentários