A Angela Merkle é um caganer!


Seria muito feio alguém dizer que se está a cagar para o Natal, mesmo que tenha crescido e já não acredite no Pai Natal, ou que não seja religioso. Com o Natal não se brinca, é uma santa festa, uma tradição querida, familiar. Mas na Catalunha há um boneco que se está efectivamente a cagar o ano inteiro, é o "caganer", e, logo, também para o Natal. O "caganer" ou "cagão", é uma típica e simpática - dizem eles - personagem tradicional do folclore catalão. É própria dos presépios catalães e do Norte da Comunidade Valenciana (província de Castelló), o boneco coloca-se nos presépios a um canto, semi-escondido e as crianças divertem-se a procurá-lo. Faz parte da parte da tradição natalina da Catalunha e vende-se por todo o lado por esta altura do ano. O "caganer" é um homem do campo, camisa clara, calça escura. Fuma cachimbo e usa um barrete ou melhor, a barretina. Seria apenas mais uma figura do presépio se não estivesse de calças puxadas, o rabiote ao léu, em preparos próprios de quem acabou de defecar numa moita. 

A pequena estatueta tem as suas raízes na sociedade catalã de tradição agrícola do séc. XVIII quando simbolizava fartura, fertilidade, o desejo de que a colheita do ano seguinte fosse abundante! A tradição manteve-se e hoje expressa o mesmo desejo de abundância para o ano que se avizinha, de boa fortuna. 

 Na loja online Caganer, com sede em Girona, descobri Angela Merkle em versão "caganer" ou "cagona", além de uma galeria repleta de bonecos representantes das mais diversas áreas: ninguém escapa! Em posi­ção adequada, figu­ras reais - a rai­nha de Ingla­terra, Juan Car­los e Sofia de España,- figuras do universo político - Putin ou Hol­lande, Rajoy ou Chá­vez, polí­ti­cos cata­lães e espa­nhóis, - criaturas das artes e letras e quadradinhos - Char­lot e Picasso Dom Qui­xote e Bat­man, - da música Springs­teen, Michael Jackson, Shakira - , e do cinema - a Pantera Cor-de-Rosa, os soldados da Guerra das Estrelas e até o Darth Vader - todos os joga­do­res do Barça, Messi, Ronaldo e Mourinho, nin­guém escapa, nem o Papa nem o Pai Natal!! 

Em 2005, Barcelona não incluiu o "caganer" no seu presépio pretendendo relançar uma campanha em torno da higiene nas ruas. Uma manifestação com o slogan "Salvem el Caganer" não demorou a tomar forma e no ano seguinte o "caganer" voltou ao presépio! O Centro Comercial Maremagnum.es, em Barcelona, Espanha, colocou em 2010 uma estátua do "caganer", com 6 m de altura, na área central e acabou por ver o inscrito o facto no livro Guiness World of Records. Para que o "caganer" nunca deixe de ser levado a sério, também existe uma associação que se dedica à preservação da sua tradição.


Comentários