Receita chinesa de Porco com Molho Agridoce



Hoje foi o aniversário da minha irmã e ela convidou-me para almoçar. Eu fotografei a preparação do Porco com Molho Agridoce, um dos mais populares pratos da cozinha chinesa, e anotei como se faz. É realmente simples de preparar. Acompanha-se com arroz branco. Nesta fotografia vemos o polme já pronto e o teste da colher. Na seguinte a carne de porco temperada pronta a ser mergulhada no polme.


Ingredientes para preparar o Polme


1/3 chávena de farinha

1/3 chávena de farinha Maizena

(se usarmos só esta a capa dos pedacinhos de porco fica dura)

1 ovo batido levemente

1 colher de sopa de óleo vegetal

Água morna - usar a necessária


Como fazer o Polme

Juntar as duas farinhas, bater o ovo com o óleo e juntar às farinhas. Juntar água morna para que o polme não fique nem muito grosso nem líquido e ajustar. Como perceber: deve escorrer lentamente pelas costas da colher. Depois deitar a carne cortada aos cubos no polme e envolver tudo. A carne foi previamente temperada com sal, pimenta, molho de soja e Maizena que a torna mais macia. Quando se fritar os cubinhos o óleo deve estar bem quente e os cubinhos devem ficar dourados.Devem colocar-se os cubinhos já fritos em papel absorvente para largar o excesso de óleo.


Ingredientes para a Carne


500 gr de lombo de porco cortado em cubos
Pimenta q.b
Sal q.b
Molho de soja q.b.
Maizena q.b.

Ingredientes para o Molho


1 pimentão verde grande
2 rodelas de ananás
1 cebola grande
1 tomate não muito maduro
Meio copo de açucar
2 colheres de sopa de Maizena
2 colheres de sopa de molho de tomate
1 colher de chá de molho de soja
1/3 do suco da lata de rodelas de ananás
1/4 copo de vinagre(de arroz, usar com cuidado pois é muito forte;).

Deve ser colocado com cuidado e ir provando pois depende do gosto de cada um.
Nesta foto podemos ver o molho antes de levar os pedacinhos de ananás cortados em triângulos. A quantidade de molho pode ser maior ou menor, a pessoa decide como gosta mais. Também já pode comprar o molho agridoce pronto o que torna a receita mais rápida de preparar. Na foto seguinte, vemos os "verdinhos"a refogar em lume alto.
Como se faz o Molho Agridoce? 


Numa caçarola mistura-se o açucar, o vinagre, o suco da lata de ananás, o molho de soja, o ketchup. Leva-se ao lume brando. Misturar de seguida a Maizena com água e adicionar ao molho, mexendo sempre até ver que o molho está encorpado. Ferver durante um minuto. Depois junta-se os pedacinhos de ananás a este molho.



Numa frigideira colocam-se três colheres do óleo de fritar a carne. Escolha uma frigideira bem grande pois os cubinhos de carne têm de caber nela com o molho agridoce. Corta-se a cebola em pétalas, o tomate e o pimento em tiras e fritam em lume forte por breves minutos. Junta-se o molho e por fim os cubos de carne. Envolve-se tudo ainda no lume, que se baixou, e está pronto a servir. E eis o resultado final!

Comentários