Como preparar soja em cubos com cogumelos e molho de tomate


Comprei soja em cubos. Há anos e anos que não como nada feito com ela. Também não sabia como se preparava pois quando comia era a minha avó quem cozinhava. O pacote de soja PROTISOJA - proteína de soja texturizada - custou 1,99 euros e são 400gr. É da Salutem. Penso que dará 4 porções individuais, mas não tenho a certeza. A embalagem tem um rótulo muito informativo. Diz que soja tem alto teor em proteínas, vitaminas e minerais, baixo teor em gorduras, alto teor em fibras e muito baixo teor de sal. Diz que a PST - proteína de soja texturizada - se apresenta como uma saudável alternativa à proteína de origem animal enquanto fonte de aminoácidos. Também refere que é útil na composição de pratos vegetarianos ou noutros, isto é, podemos diminuir a porção de carne que ingerimos se juntarmos soja a estes últimos. O prato fica mais saudável e mais económico. Penso que é um conselho a não descurar.Resta saber como é que fica em termos de paladar. Para pessoas mais exigentes talvez a soja não seja opção, mas não há como testar, não é? Como forma de preparo apenas diz para demolhar durante 1-2 horas e depois utilizar. Mas não foram essas as indicações que eu encontrei pela internet fora. Podem ver o video acima mas eu resumo:

1º É preciso hidratar os cubinhos de soja. Para fazer isso, coloca-se uma panela com água ao lume e assim quer estiver a ferver deita-se a soja para dentro dela e deixa-se aí durante 10 minutos. Ela vai largar uma espuma branca e a água vai ficar amarelada. De acordo com o cozinheiro do video, se não se fizer isso ela não perde o "gosto a papelão". Ao fim de 10 minutos, a soja cresceu também um pouquinho, tira-se a soja do lume e escorre-se, lavando em água corrente e fria. Também li algures sobre a importância desse choque térmico. De seguida espremem-se bem os cubinhos para sacar o máximo de água. Há quem faça isso à mão ou use um espremedor manual daqueles que se usam para fazer puré de batata.

2º É preciso marinar a soja em temperos.A soja está pronta para receber os temperos. A soja aceita quaisquer temperos de que a gente goste e isso é muito interessante pois significa que se pode adaptar a qualquer tipo de cozinha e paladar. Assim, cebola, alho, sal, molho de soja, oregãos, pimenta do reino, etc, tudo o que a gente usa pode continuar a usar. Também é importante pensar em temperos para dar cor à soja como o pimentão, por exemplo. Azeite ou óleo vegetal, se adicionados, vão tornar a soja mais macia. Depois de adicionados os temperos podemos usar as mãos para ajudar à integração dos mesmos. O tempo que ela precisa de ficar a marinar é relativo. Esse cozinheiro diz que no mínimo 20 minutos antes de cozinhar, mas vi outras pessoas que deixam a soja assim, no frigorífico, de um dia para o outro. Também li que vão ser precisas mais quantidades de tempero para a soja do que aquelas que usamos em carne e peixe mas penso que isso só experimentando é que se acerta.

Depois desses ensinamentos vou preparar a soja seguindo esta receita que junta tomate e cogumelos.

150g de cubos de soja
500g de cogumelos brancos (ou outros de que goste)
2 cebolas médias
3 dentes de alho

Azeite qb
1 folha de louro
Molho de soja, a gosto
2 colheres de sopa de cidra/vinagre de maçã
Salsa qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Água, acabada de ferver
300 ml de polpa de tomate

Hidratar a soja numa taça com água durante uma hora. Lavar e cortar os cogumelos em fatias.
Picar as cebolas e os alhos. Refogar a cebola e os alhos num tacho, juntamente com a folha de louro, até a cebola ficar translúcida. Juntar a soja escorrida, o molho de soja e o vinagre e envolver tudo muito bem. Deixar 10 minutos em fogo brando. Introduzir os temperos: salsa, sal e pimenta preta. Juntar a água quente e a polpa de tomate, colocar a tampa no tacho e deixar ao lume cerca de 20 minutos. Se a água se gastar, acrescentar mais água. Provar e rectificar os temperos, se necessário.

Comentários