Espuma de ananás - sobremesa de Domingo!


Ontem fiz Espuma de ananás, uma sobremesa que não comia há anos e anos. Muitas pessoas queixam-se que é difícil controlar o adocicado da espuma de ananás e que se torna uma sobremesa um pouco enjoativa. Quando comecei a fazer esta receita ainda não tinha sido criada a moda dos produtos light que permitem fazer esta sobremesa menos doce e menos calórica. Gelatina light e leite condensado light, por acaso nunca procurei isso, mas estou certa de que deve haver!! Por regra, e não que não precise de perder um pesinho bom, esses produtos compensam com adoçantes artificiais e sempre tive na ideia que são prejudiciais ao organismo. Também houve um tempo em que comprei adoçante para juntar aos inúmeros cafés que bebia, mas o seu gosto desagradou-me de tal forma que passei a bebr o café sem adoçante nem açucar!! Assim, prefiro comer menos doces, mas quando estou para aí virada, são efectivamente doces que levam açucar do verdadeiro...e por vezes até um pouco enjoativos!! A minha regra é comer de tudo sem abusar. Não sou muito de sobremesas doces, na realidade prefiro terminar a refeição com uma boa peça de fruta, um café e um pedacinho de chocolate negro bem amargo. Há tempos li um artigo onde se dizia que os ovos são um alimento completo e que se podem comer sem grandes problemas pois não têm mais colesterol do que outros alimentos de que as pessoas abusam quase diariamente. Esta semana li outro artigo que comparava comer ovos a fumar cigarros! Por favor, decidam-se! Enquanto os dietistas pesquisam e esgrimem argumentos, eu vou provando de tudo e comendo de nada - esta era a regra da minha madrinha, acho que ela estava adiantada para o seu tempo! E viveu para lá dos 90 anos...!

Espuma de Ananás
- Porção para 5 pessoas

Os ingredientes


1 lata de leite condensado

1 pacote de gelatina de ananás

1 lata de ananás em calda ( a que utilizei tinha 560 gr de peso líquido)

2- 3 ovos (3 se forem muito pequenos)

Como preparar a Espuma de Ananás


Retirar as rodelas da lata de ananás para um prato e escorrer o líquido para um tacho. Cortar as rodelas de ananás em pedaços e colocar no frigorífico. Acrescentar o pó de gelatina ao conteúdo do tacho e levar ao lume brando. Mexer bem para dissolver a gelatina antes de levar ao lume e durante o tempo que estiver ao lume. Quando ferver, retirar o tacho do lume e deixar arrefecer.

Depois, numa tigela, bater o leite condensado - que deve ter estado no congelador durante uma hora - durante 3- 5 minutos. Juntar a calda do ananás, que já arrefeceu, ao leite condensado e bater bem por mais 3-5 minutos. Bater as duas gemas e juntar a este preparado, misturando bem. De seguida bater as claras em castelo e juntar, mexendo. Usar os pedaços de ananás para decorar, colocando em cima, ou então misturar ao preparado. Tem de ir para o frigorífico repousar duas horas pelo menos antes de servir. Pode usar uma taça grande para servir ou colocar em tacinhas pequenas desde logo, antes de levar ao frio. O inconveniente destas, pelo menos para mim, é o espaço que ocupam no frigorífico!

Comentários