35 anos depois: a força de Star Wars na publicidade


Passaram já 35 anos sobre o lançamento de Star Wars. Estes aniversários fazem-me sentir velha, devia ter 10 ou 11 anos quando vi o filme, nesse ano ou logo no seguinte, e, claro, adorei. A seguir vi os restantes cinco filmes a que a Guerra das Estrelas deu origem, repletos de aventuras, romance, cenários exóticos e personagens épicos. Ao todo esse filme viria a desdobrar-se em seis episódios/ filmes de culto. Sequelas, prequelas, desenhos animados, livros, figurinhas para colecionar, Legos!!! A Guerra das Estrelas saiu das salas de cinema e invadiu as brincadeiras da criançada e as casas pelo mundo fora, as prateleiras das lojas antes disso!! As personagens são igualmente adoradas por crianças, jovens e adultos. Nem George Lucas terá decerto percebido o fenómenos de popularidade que tinha em mãos ao dar vida à princesa Leia Organa, a Darth Vather, a Han Solo, a Wookiee Chewbacca, a Luke Skywalker e aos robots R2D2 e 3-CPO. O último filme foi lançado em 19 de Maio de 2005. Falta ainda nomear uma das maiores personagens da Guerra das Estrelas,incorpórea, a Força, algo que todos os seres vivos possuem, que pode ser treinado. Ela permite a união entre todos os seres e a realização de feitos extraordinários, podendo ser usada para o Bem ou para o Mal consoante o carácter de quem a maneja.

Em 25 de Maio de 1977 era lançado nos EUA o primeiro filme da série de sucesso Guerra nas Estrelas. George Lucas teve dificuldade em convencer a Fox a embarcar na sua aventura galáctica pois um filme de aventuras no espaço não era considerado uma boa aposta. A estreia em solo americano foi modesta, abriu em apenas 32 salas, e somente quando os primeiros espectadores começaram a falar do filme com entusiasmo se fizeram mais cópias, sendo o filme então exibido em mais salas. O paralelo com o que acontece nos dias de hoje é impossível - Os vingadores, por exemplo, abriu em mais de 4000 salas, somente nos Estados Unidos. Ou seja, um filme demorava então muito mais a fazer história - e dinheiro. Hoje as imagens de qualquer filme correm o mundo através da internet mesmo antes de chegarem às salas de cinema. Naquela época isso era impensável, havia apenas a televisão e os jornais e revistas. Por vezes, em criança, eu via um trailer de um filme uma única vez na televisão, a preto e branco...e era só!

Criada por George Lucas, Star Wars gira em torno da vida de Anakin Skywalker. A história do filme é simples e as personagens básicas.Trata-se de um filme clássico e talvez por isso a sua fórmula funcione ainda. Luke é um rapazinho inexperiente que vive em Tatooine. Mas a sua vida muda quando encontra dois robots no deserto. Obi-Wan protege-o na sua caminhada de aprendizagem e, no final, vemos como ele cresceu - Luke vai derrotar a Estrela da Morte num combate empolgante! A força de Star Wars é de tal ordem que a cultura popular a absorveu de forma completa o que permite que a publicidade se aproveite dela com êxito.

Comentários