Cartazes de cinema: todos diferentes, todos iguais





Descobri o blogue do Christophe Courtois durante o Desafio 21 Dias. Não, ele não está a participar. Mas tenho tentado espreitar os blogues participantes e, no Fósforo, encontrei uma colecção de colagens de cartazes de cinema pacientemente feita pelo Christophe. Lembrei-me dos anos em que comprava a revista Prémière, em francês, ainda não havia a edição portuguesa. Ainda as guardo, uma pilha delas. Eu nunca fui muito francófona e o meu francês é actualmente suficiente para a leitura, sofrível para a conversação e coxo para a escrita. Mas se ainda me lembro de algum vocabulaire isso deve-se a essas leituras, que, já depois de ter abandonado a aprendizagem da língua no Liceu ainda prolongaram o meu contacto com ela. Comprei depois a edição portuguesa mas nunca a considerei tão boa e cedo abandonei. Lembrei-me hoje da Prémière pois dentro da revista vinham sempre duas folhas com os affiches du cinema, que podíamos destacar e colecionar. Recordo-me de já nessa altura ter pensado que muitos eram parecidos. Ora, o Christophe, muitos anos depois, provou isso mesmo. Como sabemos, o cinema é repetição de imagens, e quem diria que até nos próprios cartazes! Pedi ao Christophe para reproduzir aqui algumas das colagens de cartazes de cinema e ele acedeu! Além de me ter divertido bastante a olhar cada uma e a contabilizar quantos daqueles filmes tinha visto, ainda li algumas das suas postagens sobre cinema e...acabei por comentar e ficar a seguir o blogue dele. Além de textos sobre filmes, ele escreve também sobre publicidade, banda desenhada e mais assuntos do meu interesse, alguns também abordados aqui no Palavras-Cruzadas. É sempre bom alargar horizontes e acho que ainda não tinha nenhum blogue francês na minha blogroll...Salut Christophe!


Comentários