5 coisas que eu aprendi sobre blogues em 2011



E são 22:45 quando eu abro essa janela do editor para fazer uma postagem com as 5 coisas que eu aprendi sobre blogues em 2011. É a tarefa #12 do Desafio 21 Dias. Uma porra, é o que é. Daria pano para mangas se não respeitasse somente a 2011. Já olharam o arquivo? Até Setembro este blogue esteve paradex! A primeira coisa que me veio à cabeça foi: este ano eu não aprendi porra nenhuma sobre isso. A Nospheratt acrescenta que pode ser sobre o meu blogue, sobre a blogosfera, sobre os blogueiros, sobre a dinâmica entre todas essas coisas…uma aprendizagem ou uma descoberta. Dou-me 30 minutos para resolver essa tarefa, hoje vai ter de ser em velocidade cósmica, é o tudo...ou nada!

1. Este ano eu descobri que os blogues não morreram. Ao contrário do que li, e que me motivou a escrever Os blogues morreram? , este ano eu percebi que eles AINDA andam aí. Nem os meus morreram apesar de estarem moribundos. Mas esse é o seu estado quase permanente desde há muito tempo.

2. Este ano eu descobri que tenho de tomar uma atitude séria contra as violações do direito de autor que eu própria cometo no blogue, por mais insignificantes que elas sejam, sobretudo se quero invocá-lo quando me rapinam ilustrações, aqui e em qualquer lugar na rede. Descobri isso não porque tenha sido vítima, isso já foi o ano passado, mas porque ao discutir o assunto e esbarrar nas desculpas e argumentação dos outros me apercebi que tenho a obrigação e o dever de tomar uma atitude mais pedagógica. Começarei por dar o exemplo. Também ando a estudar a lei portuguesa,- eu que só pego nos códigos em caso de estrita necessidade, - ando a estudar e já comecei a escrever umas quantas postagens para cobrir este tema de A a Z.

3. Este ano eu descobri que, é verdade, sim senhora, me estou a borrifar para os leitores. Aqui eles não são a prioridade. Se fossem eu não escreveria uma linha. Os meus leitores são invisíveis. Como cantam os Xutos "o que foi nao volta a ser/ e o que foi não volta a ser/mesmo que muito se queira ", pois, é, não acredito que alguma vez o blogue volte a ser o que era e até já me passou pela cabeça encerrar de vez os comentários. Por aqui ando, pois, na boa companhia das aranhas do Google, posso mesmo dizer "entregue aos bichos".

4. Este ano eu descobri que___________________________.Ó pá, não querem preencher isto vocês? Safa, não estou mesmo nada inspirada para esta tarefa. Ah! Como se eu não soubesse que inspiração rima com ilusão. Ora aí está algo que eu re-descobri este ano: ter um blogue dá trabalho. Quero dizer, ter um blogue a sério, um blogue com bom conteúdo, actualizado regularmente, etc,etc, mais do que isso, ter um blogue implica ter disciplina. Isto quer dizer que este ano eu fiz mais um dos meus regressos à blogosfera, vamos ver por quanto tempo me aguento.

5.Este ano eu descobri que há sempre coisas para aprender na blogosfera e que se aprende tanto com quem faz bem feito - já aprendi coisas ao longo deste Desafio 21 Dias, por exemplo, a usar o Evernote! - como com quem faz mal feito - só acordei para a questão dos direitos de autor após ver tanta malandragem com fotos. Isso foi determinante para eu cair em mim e perceber que todos temos de contribuir para que a blogosfera deixe de ser o equivalente do mar das Caraíbas, o paraíso da pilhagem!

Comentários

Mel Salvi disse…
Belinha,
Voce já foi um amor ao me ajudar na outra tarefa do Desafio vou abusar um pouquinho.
Voce poderia me dizer se o meu blog está demorando muito para carregar?
Obrigada,
Mel

P.S. Estou super atrasada nos desafios por causa desse problema.