Inception: o sonho é real


Ultimamente não faço mais do que ver cinema de animação, tem sido uma barrigada. Coisa de criança, dirão. Só que por vezes é mais fácil encontrar originalidade e frescura no cinema de animação do que no género de carne e osso. Ultimamente até que a fronteira entre os dois se tem diluído:os actores parecem desenho animado, os desenhos animados parecem reais! Ando à espera de um filme que me encha as medidas, algo que seja visualmente delirante e esmagador mas que não embruteça os meus princípios de animal cinéfilo pensante. Pois é, Avatar não funcionou. Não há mal nenhum em gostar de fantasia, filmes que testam os limites da imaginação. Até é pena que Inception esteja a ser publicitado como o blockbuster do Verão, há sempre aquela ideia de que esse tipo de filme é uma nulidade. Ora aí está uma ideia que é um parasita. Eu apenas gosto de histórias bem contadas, sejam elas quais forem. Por isso, quem sabe Inception é o filme que estou à espera...desde Matrix? Eu acho que é isso. O poster de Matriz ainda anda por aí algures enrolado a um canto. Já lá vão talvez 10 anos mas penso que ainda nos lembramos da surpresa que foi assistir a esse filme e da onda de entusiasmo que gerou. Eu ainda não acredito que o sucesso actual de uma fita tenha de passar pelo 3D gritado aos quatro ventos pela publicidade! Tenho alguma expectativa nesse filme pois foi realizado pelo Christopher Nolan que dirigiu o fantástico The dark knight. Os elogios a este realizador não cessam de crescer e leio até comparações com o meu adorado Kubrick, o que me parece um pouco exagerado. A tagline do filme é The dream is real e parece que Nolan sonhou mesmo alto. Não é tanto por ter bons actores e sim, eu acho que Di Caprio é um bom actor, já lá vai o tempo em que era apenas um miúdo giro, quem ainda não deu por isso é porque descartou os últimos filmes que fez. Mas tudo conjugado, director, actores e muitos dólares, música de Hans Zimmer, um dos melhores a compôr para bandas sonoras nos dias correntes, se a história for tão boa quanto se anda por aí a dizer, talvez seja desta que o sonho se torna realidade.

Comentários