Adeus, Harvey Pekar


Fonte da imagem
Faleceu no início da semana, com 70 anos, em Cleveland, o norte-americano Harvey Pekar, conhecido pela série de banda desenhada autobiográfica American splendor. Se não sabem quem foi talvez se lembrem de Paul Giamatti, que brilhou em American Splendor, o filme, no papel autobigráfico do autor de BD mais desencantado da América.

O esplendor da vida de todos os dias de Pekar tornou-se um fenómeno de culto underground e depois de toda a gente. Arquivista num hospital de veteranos, vivia no meio da desarrumação, de livros e de discos jazz. Criatura ansiosa e deprimida, viveu sempre uma vida normal, trabalhou e escreveu ao mesmo tempo, pois o seu sucesso não foi financeiramente compensador.

Ilustradores de renome traduziram em traços as palavras de Pekar: Robert Crumb, Spain Rodriguez, Frank Stack e Joe Sacco. Pekar também participou no talk-show de David Letterman, chegando a ser banido por ter criticado um financiador da estação televisiva. Em Novembro de 2009 Pekar lançou uma série de quadradinos online. The Pekar Project era actualizado cada duas semanas.



Comentários