Os polvos que deram à costa em Valadares à tonelada


Ano Novo. A minha falta de assunto é notória. Está uma nevoeirada lá fora. Só apetece dormitar. Mas isso não reduziu a minha curiosidade em torno da notícia dos polvos que deram à costa "às toneladas".(Só um aparte, adoro arroz de polvo,deve ser por isso!) Abri o Blogger para informar os meus visitantes de que,e de acordo com o que li, as causas da morte dos polvos permanecem desconhecidas. Este deverá ficar para a história de 2010 como o primeiro mistério português do ano. 

Mas hoje a TSF refere que foi apenas uma meia tonelada de bichinhos pernudos que deu à costa, não as toneladas que o JN ontem referiu na sua peça informativa:"No sábado, meia tonelada de polvo morto apareceu nas areias de Gaia, numa extensão de cinco quilómetros.",lê-se na página da TSF. Fica esta alma ainda mais perplexa,com ou sem mixórdias a circular-lhe no sangue,nesta tarde de nevoeiro. Devo inclinar-me para a tese de que as meninas do DN estavam mesmo a ver a dobrar?!Parece ser fácil presumir que o grau de intoxicação era severo dada a ocasião vulgarmente consagrada a excessos de celebração. Mas, na realidade,como é que vou saber quem fala verdade?!!Isto, na época das auto-estradas da informação já ninguém pode confiar no que lê. Quanto mais rapidamente a informação circula maior a probabilidade de erro!E por hoje é só......não,ainda não. Só mais uma nota...de roda-pé,como irão concordar.

Noutra fonte de informação, o DN, pode ler-se e transcrevo:"Quando procediam à recolha dos cerca de quinhentos quilos de moluscos, as autoridades descobriram um pé humano, ainda dentro de uma bota." Neste momento sinto-me mais esclarecida: a meia tonelada bate as toneladas primeiramente avançadas por 2-1.É possível que seja este o número certo.Todavia, a perna referida na primeira notícia deixou de ser uma perna e reduziu-se nesta notícia do DN a um pé. E mais uma vez inclino-me para a tese da ressaca: as duas jornalistas estavam a ver tudo ampliado.Quem conta um conto,acrescenta um ponto.Quem conta meia tonelada de polvos e um pé,acrescenta toneladas e uma perna.

A foto do polvo: atribuição

Factos sobre as espécies de polvo:

http://www.octopus.com/species/

http://animals.nationalgeographic.com/animals/invertebrates/common-octopus.html

Comentários