Dia do Metro Sem Calças 2010



No Pants Subway Ride 2010
Eu vivo na Figueira da Foz e na Figueira da Foz não existe metro. Por isso não pude assistir localmente ao evento que é o DIA DO METRO SEM CALÇAS. Todas as cidades sem metro têm urgentemente de encontrar uma alternativa para também se associarem a esta espantosa manifestação de arejamento das partes mais baixas do ser humano. Por exemplo, DIA DO CAFÉ EXPRESSO SEM CALÇAS. A adesão seria esmagadora pois muitos humanos, incluindo eu, movem-se mais a cafeína do que de metro.

Fiquei algo perplexa com esta descoberta e fui escafundrar as suas origens.Quem é que anda a reclamar a autoria desta brincadeira?Achei;é a Improv Everywhere!Dizem eles que causam cenas de caos e alegria em locais públicos. Não vi caos e também não vi alegria aos molhos nas carruagens dos metros. Mas o negócio floresce. Adiantam já ter organizado 100 missões e têm um enorme grupo de operativos que se auto-intitulam "agentes". Da sua experiência de anos a ensaiar brincadeiras,"partidas" ou "cenas" junto dos pobres mortais já resultou um livro. Já são até contratados e pagos para pregarem partidas.

O tipo de missões é de fazer inveja ao espião mais secreto.Existem missões para todos os gostos. A lista está no site. A ampla divulgação através de videos na internet terá motivado a réplica deste tipo de intervenção além do que é possível medir. Tornou-se moda. Esta missão do passeio arejado em cuecas pelo metro já existe desde 2002.O ano passado obteve adesão em 22 cidades, este ano em mais de 40. Podem achar graça ou até escarnecer da sua actividade. Mas não vale a pena ignorar. De facto a Improv Everywhere de Charlie Todd não pretende mais nada que desafiar a nossa credulidade e fazer-nos abrir os olhos.

Quem é o autor da maior partida de todos os tempos?Não se recordam?Orson Wells!A sua "cena" radiofónica lançou o pânico entre os norte-americanos. Estamos condenados a ser enganados, estes artistas sempre levarão a melhor quer encenem uma cena de rua, quer manipulem uma imagem no Photoshop que já deu mais vezes a volta ao Mundo nos nossos emails do que todos os satélites em conjunto!Ninguém diga que está livre! "Reenvia aos teus amigos mais estimados a foto verdadeira do diabo de olhos amarelos fotografado com tecnologia de ponta pela NASA, ou serás perseguido por ele nos teus sonhos." Mesmo sabendo que a NASA não lida com o sobrenatural, quantos de nós não reenviariam esta mensagem e o seu anexo diabólico para os amigos mais estimados?!Ah,pois é.

No mundo da arte Duchamp também ficou conhecido por fazer cenas. As mais conhecidas são a apresentação de um urinol numa prestigiada exibição de arte ou a intervenção na Mona Lisa, a que acrescentou um insolente bigode e barbicha. A Improv Everywhere não está, afinal, a fazer algo novo.Com as suas missões na rua e outros espaços apenas está a reiventar o jogo da partida e a adaptá-lo ao mundo social globalizado moderno. Quer gostemos ou não, eles andam aí e não são marcianos. Conhecem-nos e sabem que somos assim, crédulos por natureza, e que de vez em quando só nos fará bem arejar alguma parte de nós, de preferência aquela que encerramos dentro de espartilhos mentais, a nossa inflexível maneira de ser e estar. Lembram-nos afinal que não levar a vida tão a sério é um caso sério. Olha,olha! O rei vai nú.Ah, não, afinal apenas não leva as calças. É o Dia do Metro sem Calças!

Comentários