Manel Cruz lança Foge,foge, bandido!



Lembram-se destes dois CD? Sim? E do Capitão Romance? Sim,sim? Não? Para mim é uma das melhores canções feitas por cá:vejam o video. Cão e O monstro precisa de amigos são dois CD que foram comigo a todo o lado. Sempre que ia de viagem lá iam eles. Ainda estão no estojo de viagem, fora das caixas, mas, infelizmente eu já não cirando por aí como dantes. Violeta: de banda revelação premiada em 1997 a banda de culto em apenas cinco anos e depois...supernada, acabaram!Deixaram muitos monstros e monstras precisados e saudosos de mais músicas como estas, músicas que demonstravam sem sombra de dúvida que se podiam escrever palavras em português que soassem como o melhor inglês e música que soasse tão bem como a melhor música...do mundo.

Eu pertenço à geração que ouviu Chico Fininho em primeira mão. Antes disso em português eu apenas conhecia fado, música popular, ligeira, pouco mais. Foi-me difícil aceitar registos pop-rock em português, era muito exigente, ou a novidade era muita, nada me soava bem.Um pouco igual ao que se passa ainda hoje com os filmes de polícias e ladrões: os nossos polícias nunca me parecem bem polícias a sério! Já quanto aos bandidos, esses vão-se safando! Se um polícia não fala "amaricano" não me parece um verdadeiro polícia, tem de dizer "you have the right to remain silent", ou então...bem, é o efeito Hill Street Blues!

Actualmente já não estou a par do panorama musical como estive em tempos mas do que vou ouvindo parece-me tudo muito na onda do copy-paste,do vamos lá ver se ganhamos uns dinheiros rapidamente, já não se sabe se se gravou a música para a novela se foi a novela que se fez para levar a música ao colo. A criatividade e o arrojo profissional sérios e artisticamente empenhados são raros, estão algo fora de moda, talvez porque exigem amadurecimento e hoje não há tempo para o fruto ficar rubro, vai para a praça mesmo verde, dá-se uma cor no Photoshop esperando que talvez ninguém perceba a diferença porque tempo é dinheiro, o timming é tudo!E onde o talento por acaso existe e até brota não faltará depois quem trate de o moldar- ou até abafar e preterir caso se revele rebelde e inconformado,-em nome de produtos de consumo fácil, massificado, e sucesso garantido.E é assim se fazem os "topes" de vendas: cada vez mais o ouvinte tem maior acesso à música, mas cada vez mais o sucesso de uma música depende não da sua qualidade instrínseca mas da máquina promocional em que se apoie, o ouvinte não compra o que gosta, compra aquilo que é convencido a gostar...

Pois foi, um dia veio a notícia, mais ou menos em 2002: os Ornatos Violeta tinham mesmo acabado. Mas Manel Cruz continuou por aí...Pluto e Supernada, e colaborações diversas.No início deste mês de Junho finalmente um livro e dois CD, novas músicas e letras para ouvir,um projecto mais pessoal,Foge Foge bandido. Se ainda não conhecem, aqui deixo a sugestão.O site está engraçado também, com colagens-eu tinha de gostar disso, não?!-e curtas metragens, e música, claro!O que estraga tudo é o preço do artigo...temporariamente esgotado, diz também por lá, nas informações...

Foge foge bandido... Apanhem-no!Apanhem o link...
http://www.fogefogebandido.com/



Comentários