Livros favoritos e estantes de livros







A paixão de Sónia, do blog Folhas de Relva, são os livros. Por exemplo, ela coloca no seu blogue links para postagem com fotos das nossas estantes de livros e eu resolvi contribuir ainda que as fotos tenham ficado péssimas pois minha máquina digital de máquina só tem o nome, uma pinhole é melhor do que esta patética imitação de máquina fotográfica!! Como podem, ou melhor, como não podem ver, essas prateleiras estão derreadas com o peso de livros infantis, livros de banda desenhada, livros sobre movimentos artísticos, caricatura, cartoon, livros que trago das minhas viagens cheios de belas fotografias dos lugares que visito(visitava), livros sobre papel(como fazê-lo, a sua história), técnicas de pintura e desenho…essencialmente é isso! Livros que divertem, educam, ensinam, livros para olhar, muito. Do outro lado existe uma estante igual com livros de poesia. Então eu resolvi mostrar quatro desses livros: Cotãozinho e os seus irmãos é uma história em verso de Daniel Barradas ilustrada por Carla Pott e eu escolhi-o porque é o favorito do meu sobrinho Gabriel, de 4 anos. Ele já contou a história a toda a gente que conhece! Por sua vez, O Traje novo do Rei é das histórias que me contaram em criança, a favorita, e ainda hoje uma grande história onde a idade adulta encontrou novas leituras. Este livro é ilustrado pelo meu ilustrador favorito de nome João Caetano. Mensagem, um poema intemporal de Fernando Pessoa, ilustrado lindamente por Pedro Sousa Pereira, um livro que une dois universos onde me perco: a poesia e a ilustração. E por fim, perdido entre tantos livros ilustrados um livro só recheado de letras, E se eu gostasse muito de morrer, um romance de Rui Cardoso Martins, o melhor livro que li até agora neste ano de 2007 e que não me canso de recomendar. Daquelas prateleiras escolhi apenas obras de autores portugueses, embora o texto original do livro O traje novo do Rei seja de H.C. Andersen e adaptado por Xosé Ballesteros. Ah, eu ando numa de campanha pelos lusos valores.Porque nós quando queremos somos tão bons como os melhores e não é só no futebol!







Comentários

sonia a. mascaro disse…
Obrigada Belinha, por você ter colocado as fotos de seus livros e compartilhado também de suas preferências literárias. Já anotei o nome do livro que você elogia e recomenda. Vou procurar lê-lo.

Já vou colocar o seu link nos meus dois blogs. Um abraço e até mais!
Anónimo disse…
Belinha, gostei da forma descritiva que você postou. Sua maquina não é isso que diz. As fotos estão boas. Parabéns e beijos com desejos de uma boa semana!
valter ferraz disse…
Belinha, e teus livros muito bem arrumadinhos nas estantes-caixotes na parede. Criativa até nas estantes.
Parabéns pelo blog.
Um beijo grande