You can never old back Spring, por Tom Waits, para saudar a Primavera



Hoje começa a Primavera mas uma massa polar do quadrante norte, de acordo com fonte da meteorologia, está a estragar a celebração do início da estação, colocando inclusivamente o distrito da Guarda em alerta de frio. Aqui, cidade à beira mar, também sopra um vento frio polar, daquele que até parece que tem dedos que nos levantam o cabelo e tocam no couro cabeludo. Sabe bem um gorro quente, não um boné de pala, uma gola alta, não um decote aberto. A minha saída rápida à rua teve consequências: a minha voz ressentiu-se novamente e a tosse agravou-se. Posso assim fazer coro com Tom Waits, um grande, grande compositor, e cantar com ele, roufenhamente, You can never hold back Spring, uma das canções mais bonitas que conheço dentre as que foram buscar inspiração à força renovadora e esperançosa da estação.

À semelhança da Terra também nós seguimos trajectórias em torno não de um só mas de vários seres humanos deles recebendo iluminação. E ao longo desse movimento no espaço e no tempo damos por nós a pensar que a sua luz se distribuiu de uma forma diferente, pensamos que já brilhou mais intensamente, que se está a apagar, que já não nos aquece suficientemente. E poderá ser assim porque ninguém brilha intemporalmente e da mesma forma nas nossas vidas. Mas muitas vezes, tal como acontece com a Terra, somos nós que, ao longo das nossas estações, nos inclinamos também no nosso eixo e assim deixamos de nos expor convenientemente à luz…You can never hold back spring/You can be sure, I will never stop believing/The blushing rose that will climb/Spring ahead, or fall behind/Winter dreams the same dream, every time/Baby, you can never hold back spring/_And even though, you've lost your way/The world is dreaming, dreaming of spring/So close your eyes, open your heart/to the one who's dreaming of you/

Pequena lista de Springcanções, antigas, made in USA, algumas eu nunca ouvi!

You can’t rush Spring – Ann Hampton Callaway
Suddenly it’s Spring – Chris Connor
You must believe in Spring – Cleo Laine
It might as well be Spring – Cheryl Bentyne
The silent Spring – K.T. Sullivan
Spring affair – Karin Krog
We’ll meet in the Spring – Lainie Kazan
It’s anybody Spring – Bing Crosby
Spring in Manhattan – Tony Bennet
Some other Spring – Ann Brton
Their hearts are full of Spring- Sue Raney
Love turns Winter to Spring - June Christy
Soft as Spring – Helen Merrill
They say it’s Spring – Betty Bennett
You must believe in Spring – Cleo Laine
Spring in Maine – Andy Willims
There will be another Spring – Peggy Lee
We’ll gather lilacs in the Spring – Frank Sinatra

Comentários

spring disse…
o Tom Waits é um dos nossos heróis descoberto ainda no tempo em que se fazia rádio, num programa chamado "Dois Pontos", realizado pelo Jaime Fernandes e João David Nunes e agora aqui fica a nossa pergunta: - Gostas do Tom Waits dos primeiros albuns ou o nascido com o "Swordfishtrombones"?
Nós continuamos a adorar o dos primeiros albuns e lamentamos imenso que ele e a Rickie Lee Jones se deixassem nas vésperas da gravação da banda sonora do "Do Fundo do Coração" e assim lá levámos com a Cristal Gayle, alguém hoje se lembra dela?
Isto tudo para dizer que esta Primavera está um bocadinho fria aqui para os nossos lados e como o piano esteve a beber nós já nada temos para aquecer a alma, bem vamos lá escutar o Tom Wairs "The Heart of Saturday Night":)
paula e rui lima